Você está perdendo muito tempo online? Já teve dificuldade para encontrar um arquivo no seu computador ou aquela sensação de ter mais fotos do que deveria no seu smartphone?
Já baixou um aplicativo e nunca mais usou? Você se lembra quantas inscrições e cadastros já fez na internet, informando seus dados pessoais e definindo senhas?
E os seus documentos, estão armazenados em local seguro, ou misturados com outros milhares de prints de tela?
Você utiliza um calendário digital para organizar todos os seus compromissos? Possui aplicativos para controlar suas tarefas, finanças, arquivar suas notas e outros links salvos ou downloads de algo que te interessou?
E para finalizar esse monte de perguntas, como estão seus e-mails? Sua caixa de entrada não fica vazia nunca? E quando precisa procurar um, em especial, você consegue encontrá-lo com facilidade?
Bem, a intenção aqui não é te assustar, mas fazer um alerta para que você avalie: como está a sua vida digital?
Se você acompanhou alguns outros posts, já me viu dizer que a bagunça não existe somente nos seus espaços físicos. Ela pode estar presente em outras áreas da sua vida.
E aqui vamos falar sobre a “bagunça digital”. Você sabe como ela geralmente tem início? É simples, o maior vilão dessa situação é o acúmulo de informações. E o grande problema é que muitas vezes, nem nos damos conta.
Para que você consiga entender melhor, vamos chamar esse acúmulo de “pilhas”:
- Pilha do “sentimental”, que guarda memórias, e-mails e backups antigos, que muito provavelmente nunca mais serão usados;
- Pilha do “descartável”, com vários itens sem utilidade, como e-mails antigos, fotos duplicadas e fora de foco e cupons sem utilidade;
- Pilha do “e se”, que são aquelas coisas que guardamos para o “e se precisar”, como apostilas, projetos antigos, mil rascunhos e mensagens passadas.
Existem ainda as pilhas do “estava em promoção”, “coisas que você quer olhar um dia”, “coisas sem endereço”, etc. Ou seja, muitas podem ser essas pilhas criadas por você, e o resultado disso é uma enorme desorganização digital.
Além disso, precisamos falar sobre segurança digital. Seus dispositivos estão bem protegidos? Suas informações e dados estão seguros? Você já parou para pensar em quantas vezes forneceu esses dados no mundo virtual?
E quantas vezes já clicou naqueles links ou anexos suspeitos e depois se arrependeu?
Costuma verificar as políticas de privacidade dos sites e redes sociais que utiliza? Você sabe como suas informações são coletadas e compartilhadas?
Pois é… quase nunca paramos para pensar nisso. Mas sabemos que, hoje em dia, é cada vez mais comum clonagens de smartphones, WhatsApp, cartões de bancos, etc. Você, com certeza já passou, ou conhece alguém que tenha passado por isso. Além disso, o número de vazamentos de dados no país é assustador. Seus dados são indevidamente acessados, coletados, divulgados e repassados a terceiros.
Enfim, dentre os cuidados que você pode ter com relação a isso, eu diria que a organização digital será sua melhor aliada. Manter seus dispositivos eletrônicos organizados e seguros é, mais do que nunca, crucial e principalmente, inevitável.
Aqui estão alguns benefícios que essa organização te trará, e posso garantir que não será tão difícil quanto você imagina, e nem necessários um milhão de aplicativos, ferramentas e procedimentos. Com poucos deles já é possível:
- Rápida e fácil localização dos seus arquivos digitais organizados;
- Assegurar suas memórias e informações;
- Permitir que você trabalhe de qualquer lugar;
- Suas informações disponíveis na palma da sua mão;
- Organizar sua rotina;
- Compartilhar e trocar informações com sua equipe;
- Controlar suas “caixas de entrada”;
- Usar suas redes sociais de forma consciente, sem perder o foco;
- E principalmente, ter mais tempo para o que realmente importa.
Identifique o que te incomoda, se organize e direcione sua energia para hábitos que, de fato, façam diferença positiva na sua vida. Hoje em dia, é extremamente importante priorizarmos isso, e é você quem escolhe como gastar seu tempo, nunca tão precioso. Será que você deve dedicá-lo aos seus dispositivos eletrônicos bagunçados, ou às pessoas que são importantes para você?
O “Safer Internet Day” ou “Dia da Internet Segura” é comemorado todos os anos no mês de fevereiro. Em 2023 foi a 15ª vez que a data foi celebrada no Brasil. O objetivo é promover a conscientização sobre segurança cibernética e privacidade inline.
👉🏻 Acesse: http://www.saferinternetday.org