Procrastinar é a ação de transferir para outro dia ou deixar para depois, adiar, delongar, postergar. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois.
De certa forma, pode ser um comportamento normal, no sentido de priorizar ações, mas quando isso passa a acontecer sempre, pode se tornar prejudicial. De acordo com especialistas, em um estudo publicado na revista científica Psychonological Science, a procrastinação está mais relacionada com o gerenciamento de emoções do que com o gerenciamento de tempo.
Afinal, quem nunca procrastinou?
Porém, ainda que seja um comportamento muitas vezes natural, ele precisa ser combatido.
A procrastinação, quando recorrente, pode ter causas psicológicas, ligadas a distúrbios mentais, como ansiedade e problemas de autoestima.
Muitas vezes, o procrastinador costuma adiar as tarefas procurando bem-estar, mas essa sensação é apenas imediata. E conforme as demandas crescem, várias emoções negativas começam a vir à tona, como frustração, incapacidade, medo e insegurança.
E então, como conseguir parar de procrastinar?
Estabeleça pequenas metas, que sejam simples de serem realizadas. Assim, quando perceber já terá as realizado por completo e, ao concluí-las, isso te fará se sentir bem e dará ânimo e energia para que continue enfrentando.
Gerencie e administre suas emoções, pois a procrastinação não é apenas falta de tempo. O principal é refletir sobre os motivos por trás do adiamento e conseguir encarar seus sentimentos de frente.
Nomeie o problema. É mesmo procrastinação? Antes de se autointitular procrastinador, esteja certo de que as suas atitudes representam realmente esse comportamento.
Visualize seu futuro “eu”. Vale sempre refletir sobre o seu futuro. Quando realizado sem autocobrança exagerada, pode te fazer encontrar o caminho da superação.
Faça planos que incluam os imprevistos. Até as pessoas mais controladoras sofrem com eles. Por isso, deixe sempre um espaço na agenda para resolver esses problemas que aparecem pelo caminho.
Organize- se e faça uma coisa de cada vez. Assumir várias tarefas ao mesmo tempo, nem sempre é saudável, principalmente para quem costuma procrastinar.
Bloqueie estímulos externos. Muitas vezes nem nos damos conta que a televisão ligada ou aquela “espiadinha” nas redes sociais interferem na nossa produtividade. É importante relaxar, mas lembre-se de criar os “Blocos de Tempo” para essas atividades.
Deixe de lado o termo “ocupado”. Não se engane dizendo que não tem tempo. Você tem tempo. Só precisa se dedicar a isso!
Não deixe virar um hábito. É melhor agir agora! O quanto antes decidir mudar, mais rápida será a resolução!
Existem alguns aplicativos contra a procrastinação. Aqui estão alguns deles:
- Focus To-Do;
- Priority Matrix;
- Sitckk;
- Freedom;
- SimplyNoise;
- Flipd.
Livros que podem te ajudar:
- “A arte da procrastinação”, de John Perry.
- “Como vencer o medo, deixar de procrastinar e se tornar uma pessoa de ação”, de Steve Allen.
- “O fim da procrastinação”, de Petr Ludwig.
- “Procrastinação”, de Lilian Soares.
Link Psychological Science: https://www.psychologicalscience.org/?s=Procrastinating+
Comece hoje mesmo a parar de procrastinar. Procure colocar as dicas em prática e torne-se uma pessoa mais produtiva. Com força de vontade e dedicação você conseguirá vencer a procrastinação! Então, “bora lá”?